Perguntas Frequentes

A Iniciativa BIG 2050 financia projetos?

Por meio do Desafio BIG convidamos a sociedade em geral a propor soluções para as sensibilidades que o RADAR BIG 2050 identifica. As melhores soluções são selecionadas e capacitadas progressivamente e podem receber uma remuneração para colocá-la em prática. Saiba mais no regulamento do Desafio BIG.

Preciso dar alguma contrapartida caso a minha solução seja selecionada?

As soluções selecionadas possuem o compromisso de participar de todos os eventos promovidos pelo Desafio BIG, além de realizar as atividades previstas. Não há contrapartida financeira exigida aos participantes.

Quais os critérios de avaliação das propostas?

O Desafio BIG se divide em 3 etapas, em cada etapa são diferentes critérios de avaliação. Conforme as propostas avançam nas etapas, são capacitadas e desenvolvidas, elevando também o nível de avaliação e os critérios utilizados para tanto. Na primeira rodada são avaliados: o nível de enquadramento aos requisitos (alvos do radar); potencial de geração de impacto em relação ao alvo; e a clareza e objetividade da proposta.

Quais são as categorias de inscrição?

São 3 diferentes categorias: ideias, projetos e empreendimentos. Ideia é para quem tem uma solução mas não quer colocá-la em prática. Projeto é para quem tem uma solução com inicio, meio e fim; e quer colocar em prática num projeto sem fins lucrativos. Empreendimento é para quem tem uma solução que possui finalidade comercial, com fins lucrativos. Para mais detalhes verifique o edital.

Quem pode enviar propostas de solução?

A Iniciativa BIG 2050 acredita que todos podem ser protagonistas na conservação da Baía da Ilha Grande, portanto, qualquer solução é bem-vinda! As propostas devem estar em nome de apenas uma pessoa, vinculada ao seu número de CPF.

Qual o impacto que o Desafio BIG pretende gerar?

Em cada ciclo de monitoramentos realizado pelo RADAR BIG 2050 são identificadas as maiores sensibilidades ambientais da Baía. Essas sensibilidades direcionam o alvo do Desafio BIG. As soluções desenvolvidas no Desafio BIG, por sua vez, melhoram a condição ambiental da Baía da Ilha Grande, resolvendo ou mitigando os impactos negativos causados ao território, identificados pelo RADAR BIG 2050.

Os proponentes podem inscrever mais de uma proposta?

Será aceito somente uma proposta por CPF.

As capacitações e mentorias do Desafio BIG acontecem online ou são presenciais?

As trilhas de conteúdo da capacitação progressiva são disponibilizadas online – bem como os encontros virtuais com os BIG’s. Entretanto, há palestras e mentorias presenciais, as quais acontecerão na região da Baía da Ilha Grande e no Rio de Janeiro, sendo que a presença é obrigatória a todos os participantes que avançarem nas etapas.

O Desafio BIG oferece alguma ajuda de custo?

Para o primeiro evento presencial o proponente fica responsável por suas despesas. Para a Maratona BIG 2050 (que vai ocorrer entre os dias 14 e 16/07) a organização do Desafio BIG poderá conceder ajuda de custos aos finalistas. Cada situação será avaliada individualmente.

Pessoas que trabalham nas instituições formadoras da Comissão de Avaliação (CERTI, FAO, INEA) também podem se inscrever?

Por haver conflito de interesses, não será permitida a participação de funcionários dessas instituições.

O único formato válido para realizar a inscrição é via formulário online?

Sim. Caso o proponente deseje preparar as respostas antes de iniciar o preenchimento online está disponível para download um documento (.doc) no link do formulário para inscrição. Assim, o proponente pode evitar o risco de perder o que escreveu caso ocorra algum problema com a internet.

São aceitas inscrições de grupos/equipes?

A inscrição deve ser feita no nome de uma só pessoa, cadastrando apenas um CPF. Entretanto, não é vetada a formação de grupos para o desenvolvimento da proposta.

É possível escrever a proposta em outro idioma?

Todas as inscrições devem ser escritas em Português.